EspaçoAzul TEAcolhe é inaugurado em Miguel Pereira – RJ

Nesta segunda-feira, a cidade de Miguel Pereira celebrou um importante marco na inclusão e no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade de saúde Espaço Azul TEAcolhe Carlos Eduardo Chaves Cardoso foi oficialmente entregue à população, estando em pleno funcionamento e pronta para acolher pacientes e seus familiares com toda a atenção e cuidado necessários.
A cerimônia de inauguração, realizada na manhã de hoje, contou com a presença de figuras ilustres, incluindo o governador Cláudio Castro, o prefeito de Miguel Pereira, André Português, a Secretária Estadual de Saúde, Cláudia Mello, e a Secretária Municipal de Saúde, Camila Miranda, além de outras autoridades e representantes do Legislativo em suas esferas federal, estadual e municipal, além de contar com o presidente desta instituição Leonardo Logan Fialho e todo o corpo diretivo. Em seu discurso, o governador Cláudio Castro ressaltou a importância deste novo espaço para a região: “É uma satisfação imensa contribuir para que milhares de moradores de toda a região possam ser atendidos com dignidade aqui em Miguel Pereira, especialmente no que tange à saúde. Com o Espaço Azul TEAcolhe, nossos cidadãos não precisarão mais se deslocar para a Baixada Fluminense ou para a capital em busca de atendimento médico e hospitalar.”






O Espaço Azul TEAcolhe destaca-se pela sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais altamente qualificados, incluindo terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, além de médicos especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade oferece uma infraestrutura de ponta, cuidadosamente planejada para proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante. Entre os espaços disponíveis, destacam-se a cozinha terapêutica, um jardim sensorial, consultórios equipados com sala-espelho para observação e avaliação, espaços dedicados para crianças e suas famílias, além de salas multifuncionais projetadas para atividades terapêuticas e educacionais, sempre sob a supervisão de uma equipe especializada, salas para terapia ocupacional, Fonoaudióloga e psicomotricidade, avaliações Neuro pediátricas, Psiquiatria infantil, Neuropsicológica, tratando o paciente e as famílias, visando o cuidado com o paciente definindo sempre um rumo terapêutico individual de cada paciente.
Para o prefeito André Português, o Espaço Azul TEAcolhe representa uma vitória significativa para a cidade e as regiões circunvizinhas: “O Espaço Azul TEAcolhe é uma conquista fundamental para os moradores de Miguel Pereira e das áreas vizinhas. Esta é a primeira unidade dedicada exclusivamente ao atendimento de pessoas com TEA no estado do Rio de Janeiro, e estamos extremamente orgulhosos de poder oferecer este serviço tão necessário e aguardado.”
Este é um projeto de suma importância para esta instituição, conforme palavras do Presidente Leonardo Logan “Com grande satisfação assumimos a gestão do espaço azul TEAcolhe, comprometidos em oferecer um atendimento integralizado entre as diversos tratamentos necessários aos pacientes, algo único no estado do Rio de Janeiro, honraremos essa missão e buscaremos sempre parcerias de ensino e pesquisa, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento.
No espaço azul TEAcolhe trataremos os desiguais de forma desigual, seguindo o princípio da equidade, uma das bases do SUS, garantindo que aqueles que mais precisam sejam os mais assistidos. Em nossa instituição prezamos que pessoas cuidam de pessoas, o treinamento constante e incansável das equipes será um pilar do projeto, promovendo maior técnica e humanização.”






Em nome da CEPRESS, expressamos nossa profunda gratidão a todos os envolvidos na realização deste projeto. Cada estratégia elaborada e cada esforço empreendido foram cruciais para a concretização deste marco histórico para a saúde no estado do Rio de Janeiro. Este é um passo significativo rumo a uma sociedade mais inclusiva e comprometida com o bem-estar de todos, como diria Jung Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”